TRADIÇÕES HINDU E JUSTIÇA CLIMÁTICA: SEGUINDO NOSSO DHARMA

O que é Justiça Climática?

A justiça climática é onde o cuidado com a terra, o cuidado com os pobres e a justiça social se encontram. Descreve várias coisas.

  • Como a mudança climática prejudica injustamente as pessoas pobres e as pessoas que foram colonizadas.
  • Como as pessoas menos responsáveis sofrem as maiores consequências das mudanças climáticas.
  • Como a emergência climática está conectada a outros sistemas de abuso de poder, geralmente originados no Norte global.

Somente mudanças nas leis e políticas, nas finanças e nas indústrias podem criar justiça climática. Essas mudanças são criadas pelos movimentos sociais. Só então as causas profundas da mudança climática serão fixadas na escala e profundidade necessárias.

O que as tradições hindus ensinam?

Todo o mundo natural é divino. Nas tradições e comunidades hindus, somos informados de que todos os aspectos da criação e todos os seres vivos são inerentemente divinos: montanhas, rios, árvores, animais e nossos semelhantes. Nossos festivais celebram os cinco elementos ( panchabhutas ), quer acendamos lâmpadas para Deepavali ou imerjamos murtis na água para Ganesh Chaturthi. O Bhagavad Gita nos chama a “regozijar-se com o florescimento de todos os seres” ( sarva bhuta hite ratah ). Somos ensinados a ver a própria terra como Bhudevi ou Prithvi Ma (Mãe Terra) e a tratá-la com o maior respeito.

É nosso dharma lutar por justiça. É vital notar que as tradições hindus vão muito além de nos dizer para reverenciar a natureza. Nos Ramcharitmanas de Tulsidas, Bhudevi declara: “O peso das montanhas, rios e oceanos não é tão pesado para mim quanto um ser humano que oprime os outros”. As tradições hindus nos dizem que quando vemos injustiça ( adharma ) no mundo, devemos agir. Muitas histórias e festivais hindus celebram a vitória da justiça sobre a injustiça.

Juntos, esses dois ensinamentos das tradições hindus representam uma base moral e teológica para os hindus trabalharem pela justiça climática. Ao lutar pela proteção da terra, estamos cumprindo nosso dharma em relação a Bhudevi/Prithvi Ma. E ao falar contra a exploração e contra a destrutiva indústria de combustíveis fósseis, estamos cumprindo nosso dharma para com as gerações futuras.

UM CHAMADO PARA AGIR

Nossa fé exige que respeitemos os outros. Mas também exige que sigamos o dharma , ou ação correta. O cerne da vida hindu é nosso senso de dever, para com nossas famílias, nossas comunidades, para com a terra, para nós mesmos e para o Divino. O Dharma não permite um silêncio confortável. Em vez disso, como Sant Tukaram declara, “quando você tem negócios com os poderosos / Você deve falar firmemente com eles” ( tukā mhaṇe manā samarthāsī gāṭhī / ghālāvī he māṇḍī thopaṭuni ). Devemos tomar a atitude que sabemos ser correta, mesmo quando é difícil.

Como hindus, reconhecemos a própria terra como divina. Muitos de nós começamos o dia com uma oração à Mãe Terra (Prithvi Ma ou Bhudevi) por nos permitir caminhar sobre sua superfície com nossos pés. Sabemos que toda a criação está conectada e digna de respeito.

Se quisermos levar nossa fé hindu a sério, devemos levar a sério a luta pela justiça climática. É por isso que nós – como hindus – devemos exigir o fim imediato de quaisquer novos projetos de petróleo, carvão ou gás, uma eliminação gradual dos projetos existentes de combustíveis fósseis e um investimento profundo em uma transição rápida e justa para um futuro de energia limpa. Estes são os passos realmente necessários, de acordo com a ciência da mudança climática e os ensinamentos de nossa fé. Sem combustíveis de ponte, sem expansões temporárias de perfuração, sem atrasos. O fim dos combustíveis fósseis deve começar agora.

Fazer menos é abandonar nosso dharma – nossa responsabilidade com nossos vizinhos, nossa responsabilidade com nossos filhos e netos e nossa responsabilidade com a própria Mãe Terra.

 

Nas tradições hindus, somos chamados a ver o mundo natural como sagrado e a trabalhar pelo bem-estar de todos os seres.

 

गिरी सरि सिंधु भार नहि मोही
जस मोहि गरुव एक परद्रोही
giri sari sindhu bhāra nahi mohī
jasa mohi garuva eka paradrohī

“O peso das montanhas, rios e oceanos não é tão pesado para mim quanto um ser humano que oprime os outros.”
– Bhudevi falando no Ramcharitmanas de Sant Tulsidas
(Traduzido de Awadhi por Anantanand Rambachan )

 

माता भूमिः पुत्रोऽहं पृथिव्याः
mātā bhūmiḥ putro’haṃ pṛthivyāḥ

A Terra é minha mãe e eu sou seu filho!”
– Atharva Veda 12.1.12 ( fonte )

વૈષ્ણવ જન તો તેને કહિયે જે પીડ પરાઈ જાણે રે
vaiṣṇava jana to tene kahiye je pīḍ parāyī jāṇe re

Chame essa pessoa de Vaisnava, que entende a dor dos outros.
– Narsi Mehta (século XV dC)

Nossa missão

Porque a Terra e todas as pessoas são sagradas e estão em risco, a GreenFaith está construindo um clima mundial multi-religioso e um movimento ambiental.

Juntos, nossos membros criam comunidades para transformar a nós mesmos, nossas instituições espirituais e a sociedade para proteger o planeta e criar um mundo compassivo, amoroso e justo.