“Cada movimento para proteger a terra é nossa Fé em ação”

O GreenFaith Brasil e o FOMA (Fórum Climático de Magé) iniciaram uma parceria com o objetivo de criar uma rede de articulação e mobilização entre religiosos da cidade de Magé para a justiça climática.  

O Fórum Climático de Magé (FOMA) é um coletivo organizado por jovens ativistas socioambientais e pesquisadores da cidade de Magé, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, criado a partir da necessidade de combater a injustiça climática e o racismo ambiental no território. E tem como objetivos principais: a sensibilização, por intermédio da educomunicação, para os impactos da crise climática em Magé e na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro; a articulação entre instituições e movimentos que atuem de diferentes formas no enfrentamento às injustiças socioambientais na cidade, ampliando as vozes das lideranças comunitárias que lutam por justiça social no território; atividades educativas de formação da sociedade civil; e a incidência política local e regional. 

Magé é uma cidade de sociobiodiversidade única dentro do estado do Rio de Janeiro, se localizando entre a serra e o mar, mesclando os ambientes rural e urbano e, ainda sendo coberta por remanescentes florestais do bioma de Mata Atlântica. Abrangendo, assim, diferentes ecossistemas e dispondo de comunidades tradicionais diversas distribuídas pelo território. Partindo dessa realidade foi percebida a necessidade de trazer à tona a discussão sobre a implementação de políticas públicas socioambientais dentro dessa cidade, que historicamente foram trabalhadas de forma ineficaz em relação aos mecanismos de proteção ambiental e, por consequência disso, impactou a própria qualidade de vida de sua população, expondo-a riscos ambientais de forma desproporcional. O terror provocado pelas indústrias do petróleo na Baía de Guanabara e alguns de seus rios afluentes, se assemelha em alguns aspectos sobre o que recai em relação às populações afetadas pelas indústrias da mineração. Utiliza-se um modus operandi no que diz respeito aos “acidentes” ambientais e à forma de tratar essas áreas como “zonas de sacrifício”. É um terror calculado e utilizado para afastar a comunidade de seu território, favorecendo essa ocupação petrolífera com ainda mais força. “Não é de hoje que a Guanabara virou a base da indústria offshore”. 

Pensando essencialmente na diversidade de religiões e de manifestações de fé, os encontramos que planejamos mostra uma possibilidade democrática e plural de interconexão entre grupos a partir da colaboração, escuta e do respeito. Formando um espaço amplo e múltiplo para que cada entidade ou manifestação religiosa pense seu papel dentro da luta contra a crise climática e os combustíveis fósseis.  

Através de rodas de conversa, café da manhã e dinâmicas de encontro, nossa intenção é, também, sensibilizar as entidades presentes a se engajarem ainda mais nos espaços de pressão política, no compromisso com  a disseminação de informações corretas e no engajamento das lideranças locais no que se refere a traçar estratégias climáticas equitativas, com transparência e responsabilidade socioambiental.

グリーンフェイス、最高裁が支持した横須賀石炭火力発電所開発に対して懸念を表明
グリーンフェイス、最高裁が支持した横須賀石炭火力発電所開発に対して懸念を表明

問い合わせ先 グリーンフェイス・ジャパン顧問: 佐田喜朗, yoshiro@greenfaith.org グリーンフェイス常務理事: フレッチャー・ハーパー, +1-201-390-0094, fletcher@greenfaith.org グリーンフェイス・ジャパンは、グリーンフェイス・グローバルとともに、最近の最高裁による新横須賀火力発電所1、2号機の建設を認める判決について、慎重な批判を表明しました。...

read more
インドネシア石炭火力発電所訪問
インドネシア石炭火力発電所訪問

グリーンフェイス・ジャパンは、日本が石炭開発への支援を段階的に中止し、代わりに再生可能エネルギーを支援する必要性について認識を高めるため、2024年10月22日から26日にかけて、日本の青年宗教指導者とともに、インドネシアの西ジャワ州にあるインドラマユ石炭火力発電所への訪問を含む、教育ツアーを実施しました。 "エネルギー転換と宗教間の役割について"...

read more