CRISTIANISMO E JUSTIÇA CLIMÁTICA: É TEMPO DE AGIR

O que é a justiça climática?

A justiça climática significa que o cuidado com a terra, o cuidado com os pobres e a justiça social se conjugam. Ela descreve várias coisas.

  • como as alterações climáticas prejudicam injustamente as pessoas que são pobres e as pessoas que foram colonizadas.
  • como as pessoas que são menos responsáveis sofrem as maiores consequências das alterações climáticas.
  • como a emergência climática está ligada a outros sistemas de abuso de poder, geralmente com origem no Norte Global.

Só as mudanças na legislação e na política, nas finanças e nas indústrias podem criar justiça climática. Essas mudanças são provocadas pelos movimentos sociais. Só assim é que as causas das alterações climáticas podem ser abordadas à escala e com a profundidade necessárias.

 

 

O que é que o cristianismo ensina sobre a Terra e o clima?

Jesus liga-se a Deus na natureza, revelando a sua identidade em lugares marcados pelo poder e pela beleza da natureza, identificando-se com os frutos da terra.

Jesus subiu a um monte para rezar e aí passou toda a noite. Na manhã seguinte, convocou os seus discípulos e escolheu doze deles para serem seus apóstolos.
(Lucas 6:12-13)

Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para rezar. Enquanto estava a rezar, o seu rosto mudou e as suas roupas ficaram brancas
(Lucas 9,28-29).

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, partiu-o depois de dar graças e deu-o aos discípulos, dizendo: “Tomai e comei; isto é o meu corpo”. Depois de ter tomado o cálice e dado graças, deu-lho, dizendo: “Bebei dele todos, porque isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos para perdão dos pecados.
(Mateus 26: 26-28)

Jesus verbindet sich mit Gott in der Natur, offenbart seine Identität an Orten, die von der Kraft und Schönheit der Natur geprägt sind, und identifiziert sich mit den Früchten der Erde.

Jesus ging auf einen Berg, um zu beten, und verbrachte dort die ganze Nacht. Am nächsten Morgen rief er seine Jünger zusammen und wählte zwölf von ihnen zu seinen Aposteln.
(Lukas 6,12-13)

Jesus nahm Petrus, Johannes und Jakobus mit sich und ging auf einen Berg, um zu beten. Während er betete, veränderte sich sein Gesicht, und seine Kleider wurden strahlend weiß
(Lukas 9,28-29)

Während sie aßen, nahm Jesus das Brot, brach es nach dem Dank, gab es seinen Jüngern und sagte: “Nehmt, esst, das ist mein Leib.” Und nachdem er den Kelch genommen und gedankt hatte, gab er ihn ihnen und sprach: Trinkt alle daraus; denn das ist mein Blut, das Blut des Bundes, das für viele vergossen wird zur Vergebung der Sünden.
(Matthäus 26: 26-28)

Cristo apela à justiça para todos.

  • O cristianismo ensina-nos a ser contra o pecado no governo e nos negócios (Efésios 6:12).
  • Também diz que os seguidores de Jesus devem ajudar a criar um mundo onde as pessoas e a terra prosperem juntas como prova da graça de Deus (Apocalipse 22). Nós respondemos à graça de Deus.
  • Deus diz que não devemos adorar os falsos ídolos da riqueza financeira (Êxodo 32) ou do poder político (Mateus 4).
  • Jesus ensinou, curou e amou pessoas que foram marginalizadas pelos poderes da sua época (Lucas 14:18-19).
  • O ministério de Jesus deixou claro que Deus está do lado daqueles que sofrem e são marginalizados pelos poderes do mundo.

 

Juntos, estes ensinamentos cristãos apelam à justiça climática.

  • Deus trouxe o mundo à existência.
  • Jesus modelou um ministério radical que desafia o poder injusto e apoia as comunidades de base.
  • O Espírito Santo dá-nos a coragem de desafiar fielmente os sistemas mais poderosos. Isso deve acontecer quando eles não refletem a comunidade que Deus ama.
É tempo de agir

Quando Jesus disse aos seus discípulos para o seguirem, ele estava a falar a sério em todos os sentidos da palavra. Ele estava a criar um movimento de fé.

Um compromisso com o cristianismo exige que ajudemos a construir um movimento social pela justiça climática. Este movimento tem o poder moral de mudar os sistemas que estão por detrás da crise. Levantamo-nos para responsabilizar as empresas de combustíveis fósseis e de recursos naturais, as instituições financeiras e os governos pela emergência climática. Guiados pelo Espírito Santo, trabalhamos corajosa e fielmente por um planeta saudável e resiliente.

A Bíblia diz que os nossos corpos são o templo de Deus (1 Coríntios 16:9). Mas a indústria dos combustíveis fósseis está a poluir os nossos corpos ao danificar o solo, a água e o ar que respiramos. Isto contradiz o mandamento de manter o templo limpo!

O maior mandamento da Bíblia é amar a Deus e ao próximo (Mateus 22:37). Os governos, as empresas e as instituições financeiras devem atuar com amor para com todos. Por isso, devemos insistir em.

  • O fim imediato de novos projectos de petróleo, carvão e gás,
  • a eliminação progressiva dos projectos de combustíveis fósseis existentes, e
  • um grande investimento numa transição rápida e justa para um futuro de energia limpa.

Fazer menos é quebrar a confiança com os nossos vizinhos, os nossos filhos e o nosso Deus.

Em toda a Bíblia, os cristãos são chamados a cuidar da criação, e não a dominá-la. Somos chamados a cuidar dos que são marginalizados e a trabalhar por um mundo mais justo. Estes são apenas alguns dos textos que nos recordam este ensinamento.

Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom.
Génesis 1:31

A terra chora e perece, o mundo definha e perece; o céu e a terra definham. A terra está contaminada por causa dos seus habitantes, que transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a antiga aliança.
Isaías 24:4-5

Do Senhor é a terra e tudo o que nela há, o mundo e todos os que nele habitam; porque Deus a fundou sobre os mares e a estabeleceu sobre as águas.
Salmo 24:1

Porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era forasteiro e hospedastes-me, necessitava de roupa e vestistes-me, estava doente e cuidastes de mim, estava na prisão e visitastes-me. Então os justos responder-lhe-ão: “Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos estrangeiro e te convidámos a entrar, ou necessitado e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou na prisão e te visitámos? O Rei responderá: “Em verdade vos digo: Quando o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes”.
Mateus 25:35-40

A nossa missão

Porque a Terra e todas as pessoas são sagradas e estão em perigo, a GreenFaith está a construir um movimento climático e ambiental global e multi-religioso.

Juntos, os nossos membros estão a construir comunidades para nos transformarmos a nós próprios, às nossas instituições espirituais e à sociedade para proteger o planeta e criar um mundo compassivo, amoroso e justo.